Vale a pena investir em um site?Aumente a exposição da sua marca

Com o crescimento das redes sociais, ainda vale a pena investir em um site?

Segundo a pesquisa de maturidade digital realizada em 2019 pelo Google em parceria com a McKinsey, trouxe à tona alguns indicadores do relacionamento do brasileiro com a internet.

  • 7 entre 10 brasileiros estão conectados;
  • 67% dos brasileiros tem smartphone;
  • Brasileiros gastam em média 9 horas por dia na internet;
  • 7 entre 10 brasileiros estão em alguma rede social;

Encontramos aqui a primeira objeção em ter um site próprio, pois se 7 entre 10 brasileiros estão em alguma rede social qual o sentido de investir em um site?

Independente da maturidade digital da sua empresa ou do ramo de atuação, o objetivo deste post é esclarecer como o investimento em um site, desde que bem planejado, por trazer um enorme diferencial competitivo para seu negócio, com ganhos reais.  Se sua empresa já possui um site pode ler nosso material sobre tipos de hospedagem para otimizar a performance digital.

Vamos apresentar mais alguns números, afinal temos que ser guiados por dados nesse momento. De acordo com o site internetlivestats.com , o Google  processa mais de 3.5 bilhões de buscas diárias, grande parte delas não relacionadas com redes sociais. Qualquer um de nós certamente já usou o Google para encontrar um fornecedor de bem ou serviço em nossa cidade ou bairro, e ao encontrar diretamente no Google, através do telefone ou WhatsApp fechou negócio por ali mesmo.

A questão chave não é decidir se devo investir em um site ou uso somente as redes sociais, e sim como posso explorar melhor ambos os canais em favor da minha empresa. Conforme os números apresentados acima, tanto as redes sociais quanto os mecanismos de busca podem ter potencial de geração de clientes para seu negócio.

Com esse intuito pontuamos abaixo algumas das vantagens em ter um site próprio para sua empresa.

Motivos para investir em um site próprio

Aparecer nas buscas do Google

Seu produto ou serviço pode ter a melhor qualidade e sua empresa anos de experiência, porém se seu concorrente estiver melhor posicionado nas buscas do Google ele sairá na frente com grande chance de levar o cliente. Aparecer nos buscadores, indexando pelas palavras chave do seu negócio é uma estratégia vencedora que costuma atrair potenciais clientes para seu site. As técnicas de SEO(Search Engine Optimization) podem ainda  ajudar a melhorar o ranqueamento do seu site trazendo ainda mais visitantes e consequentemente clientes.

Construir autoridade e credibilidade

Pense em uma grande marca que você admira e tem relacionamento. Certamente essa empresa tem um site muito bem construído e o utiliza para relacionar com o seu público. Quando encontramos uma informação ou solução para um problema que estamos tentando resolver, ao encontrar o site da empresa que oferece a solução naturalmente confiamos mais do que naquela empresa que encontramos somente nas redes sociais.

Relacionamento com audiência

Através de blog, abordando assuntos do interesse do seu ’persona’, é possível interagir com sua audiência despertando interesse pelo seu produto ou serviço. O e-mail marketing e ferramentas de automação de marketing também podem ser utilizadas com o intuito de relacionar e preparar seu lead para o momento da compra. Uma área no site destinada a FAQ’s também pode ser de grande utilidade para seu público além de ajudar a aumentar o tráfego.

Customização

As redes sociais nem sempre tem a flexibilidade de apresentar a experiência ao usuário que desejamos, além de intercalar com propagandas com certa frequência. Já o seu site pode ser desenvolvido sob medida, passando ao visitante a experiência que sua empresa precisa, principalmente quando seu site faz algum tipo de venda online em que um simples clique a mais pode significar uma venda perdida.

Métricas do digital

Embora as redes sociais também apresentem métricas, algumas delas são obtidas exclusivamente no site, como por exemplo post do blog mais lido, produto mais acessado, palavras chave que estão trazendo tráfego, etc.  As métricas ajudam a melhorar ainda mais a performance do site uma vez que o foco pode ser dado em estratégias e campanhas que trazem maior resultado.

Vender mais

Mesmo que seu site não seja um e-commerce, seja ele institucional por exemplo, ele pode através de formulários de contato estabelecer canal direto com seu departamento de vendas. Outra opção é um canal de WhatsApp direto com o vendedor caso o visitante tenha interesse imediato no produto ou serviço. Assim sua empresa terá canais adicionais de venda e atendimento aos clientes e visitantes.

Conclusão

Com base nos motivos relacionados acima, fica evidente que possuir um site corporativo ainda é uma estratégia que entrega excelentes resultados. E é claro, o site trabalhando em conjunto com os demais canais como redes sociais e plataformas de vídeo, o resultado será ainda melhor quando o objetivo for aumentar exposição da marca e vendas online.

Uma vez que tenha tomado a decisão em construir um site, algumas dúvidas podem surgir, tanto técnicas como estratégicas, pois são inúmeras as plataformas oferecidas atualmente com diversas faixas de preço.  Vale, nesse momento, buscar entender com sua equipe de marketing e vendas quais os resultados esperados, até para conseguir provar o investimento para direção da empresa através do ROI do projeto.

Certamente, após o desenvolvimento do site e com a chegada dos primeiros resultados novas ações para melhorar a presença digital serão tomadas, afinal a era digital dos negócios é um caminho sem volta.

Que tal começar hoje mesmo o projeto do website para sua empresa?