Home Office no Brasil96% dos profissionais são favoráveis ao home office

Sem dúvida um dos temas que serão mais abordados pelas empresas após a crise mundial do corona vírus será o home office.  Na primeira impressão é simples implantar o home office, basta comunicar os colaboradores que a partir de tal data passem a fazer seu trabalho de casa, usem o telefone, whattsapp e internet para suas rotinas diárias.

Porém ao tentar colocar em prática percebe-se que é um pouco mais complicado, pois a maioria das empresas não contam com plataforma tecnológica que permite o trabalho remoto e os processos dependem da presença física do colaborador.

O checklist é imenso, e é praticamente inviável a empresa implantá-lo sem um critério claro e objetivo, caso contrário a queda de produtividade e riscos de segurança terão impactos talvez maiores do que não usar a estratégia.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria Robert Half , aqui no Brasil 96% dos profissionais são favoráveis ao home office, porém falta as empresas desenvolverem a cultura para que o modelo possa ser amplamente adotado, já as empresas norte americanas 89% delas já tem política estruturada para o home office.

Existe ainda no Brasil muito mistério e desconhecimento sobre as tecnologias disponíveis para o trabalho remoto, o que leva as empresas a pensarem que os projetos são caros e complexos de se implementar já que por aqui apenas grandes corporações aplicam políticas de home office.

Felizmente, podemos contar atualmente no Brasil com as mesmas plataformas e ferramentas utilizadas por empresas mundo afora, e com a vantagem de apresentarem modelo (SAAS) software as a service, ou serviço por assinatura sendo possível escolher o pacote que melhor atende a necessidade de sua empresa. Sobre essas plataformas e tecnologias que abordaremos abaixo:

Vantagens da computação em nuvem

Home Office

A computação em nuvem já não é mais novidade nas empresas, independente do tamanho ou segmento, o próprio Google oferece modelos gratuitos para quem quer começar a obter a experiência cloud.

Abordando um pouco da vantagem da computação em nuvem, ela é clara quando pensamos que a pouco tempo atrás o modelo padrão adotado pelas empresas na infraestrutura de TI era contar com um servidor de arquivos, servidor de aplicação, servidor de banco de dados, dispositivos de backup entre outros ativos de rede.  Ainda era comum a necessidade de replicar a mesma infraestrutura sempre que a empresa abria uma nova filial por exemplo.

Com a introdução gradativa da computação em nuvem este cenário está mudando, atualmente a infraestrutura é fornecida como serviço, não sendo mais necessário imobilizar ativos de rede cada vez que a empresa cresce ou abre uma nova filial. Servidores de banco de dados, aplicação, firewall, entre outros, são habilitados em questão de minutos com a vantagem de adicionar ou desabilitar recursos conforme a demanda da empresa.

Como obter ganhos para minha empresa?

Aqui está a chave para viabilizar não só o home office, mas aumentar a produtividade das equipes de sua empresa. Vamos usar como exemplo a plataforma de colaboração Office 365 da Microsoft que conta com planos empresariais e planos para uso pessoal.

Nos planos empresariais que contam com o Microsoft sharepoint é possível compartilhar arquivos, definir hierarquia de acessos, habilitar intranet, portais de documentos e até automatizar fluxos operacionais de trabalho tudo de forma integrada 100% em nuvem.  Ferramentas como o Microsoft teams possibilitam a realização de conferências, chamadas de áudio, gravação e compartilhamento de treinamentos, notificações em tempo real e compartilhamento de agendas de grupos.

O engajamento das equipes por sua vez é fortalecido, já que as equipes passam a contar com uma plataforma única de acesso e colaboração acabando com o tempo perdido com inúmeros e-mail’s e controles paralelos.  Como ponto forte também podemos mencionar a mobilidade, pois a plataforma é 100% compatível com celulares Android ou Iphone, possibilitando a integração dos colaboradores independente do dispositivo ou sistema operacional.

Com a mobilidade a questão de segurança não pode ser deixada para segundo plano, pois a exposição aos riscos é aumentada, os colaboradores podem efetuar login de seu computador pessoal, ou através de um dispositivo em cyber café do aeroporto por exemplo. Pensando nisso a plataforma Office 365 disponibiliza níveis de segurança como a autenticação de dois fatores através do celular ou uso do Microsoft Authenticator.

Ainda sobre a segurança no Microsoft Office 365 é possível configurar o tempo de retenção tanto para dados quanto para e-mail’s, desta forma trazendo mais níveis de garantia da disponibilidade dos dados nos casos de exclusões de arquivos intencionais ou não, e até ataques cibernéticos como ransomwares

Conclusão

Independente se sua empresa está pensando ou não em promover o home office no momento, implantar plataformas de colaboração pode ser um dos primeiros passos para a transformação digital e irá trazer ganhos mensuráveis em produtividade, engajamento de equipe e segurança.

Peça um diagnóstico e entenda melhor como sua empresa pode usufruir das ferramentas de colaboração para sair na frente.